Plastics in a circular economy

Compromisso com a natureza

Enquadramento

Os Programas Mobilizadores são projetos estratégicos de I&D


Visam a criação de novos produtos, processos ou serviços com elevado conteúdo tecnológico e de inovação, que contribuam para a cadeia de valor dos mesmos e se configurem como focos dinamizadores de capacidades e competências científicas e tecnológicas, induzindo impactes significativos a nível multissectorial, nomeadamente permitindo a endogeneização e exploração das tecnologias desenvolvidas.


Pela sua transversalidade e abrangência das competências envolvidas, os projetos Mobilizadores devem ser desagregados em subprojetos que em conjunto contribuam para a realização de um objetivo global. Estes subprojectos deverão aglutinar diversas capacidades complementares e estar estruturados em torno de objetivos concretos, coerentes e complementares, que visam criar novos produtos, processos ou serviços (PPS), ou introduzir melhorias significativas em PPS existentes.


Fonte: ANI






Apresentação

O projeto BETTER PLASTICS pretende ser o Projeto Mobilizador do Setor do Plásticos em Portugal


capaz de alavancar a transição do setor para uma economia circular.

O Projeto BETTER PLASTICS ambiciona assegurar a sustentabilidade da nova cadeia de valor do setor dos plásticos em Portugal, através da criação de uma estratégia de Inovação e Investigação & Desenvolvimento, vocacionada para o desenvolvimento de novos materiais, produtos, processos, sistemas, tecnologias e serviços, que respondam aos desafios atuais e de futuro e assegurem a circularidade dos Plásticos em Portugal.

Coordenação 
e Gestão

Orgânica

Objectivos Estratégicos

OE 1

Aumentar a circularidade e eficiência do recurso plástico no âmbito da estratégia europeia dos plásticos, lançada pela Comissão Europeia, rumo a uma economia cada vez mais circular.

OE 2

Conceber e desenvolver materiais com separação aprimorada e propriedades de reciclagem.

OE 3

Conceber e desenvolver produtos que incentivem e fomentem a reutilização.

OE 4

Conceber e produzir plásticos e produtos de plástico alinhados com as necessidades de reutilização, reparação e reciclagem.

OE 5

Utilizar resíduos de plástico como um recurso no final da vida útil dos produtos, para fecho do ciclo.

OE 6

Desenvolver soluções de substituição que prolonguem a vida útil de artigos de plástico.

OE 7

Inovar em tecnologias avançadas de reciclagem para aumentar o valor recuperado dos resíduos de plástico.

OE 8

Incorporar matérias-primas alternativas na produção de plásticos – matérias-primas que contêm resíduos ou subprodutos de outros setores e processos, como matéria-prima biológica da indústria agrícola, matéria-prima à base de carbono da indústria química e plásticos químicos e secundários da indústria plástica.

OE 9

Definir ações de avaliação de ciclo de vida, a fim de identificar as condições em que o uso de plásticos biodegradáveis ou compostáveis é benéfico e quais os critérios para essas aplicações.